Deputada Professora Goreth integra missão internacional da FPME na Universidade de Stanford, nos Estados Unidos
- toncostajornalista
- 28 de mar.
- 2 min de leitura

Ascom Professora Goreth
A deputada federal Professora Goreth (PDT/AP) participou, nesta semana, de uma missão internacional promovida pela Frente Parlamentar Mista da Educação (FPME), na Universidade de Stanford, Califórnia (EUA). A agenda, que ocorreu entre os dias 27 e 28 de março, buscou fortalecer o diálogo entre o parlamento brasileiro e instituições de pesquisa sobre políticas públicas baseadas em evidências, com foco especial na área da educação.
A parlamentar amapaense integra a comitiva da FPME como coordenadora de Valorização dos Profissionais da Educação, ao lado de outros deputados que atuam em frentes específicas da pauta educacional no Congresso Nacional. A missão é realizada em parceria com o projeto Equidade.info, com apoio da Fundação Lemann.
Durante os dois dias de atividades, os parlamentares brasileiros participaram de debates e oficinas com pesquisadores de Stanford, como David Plank e Linda Darling-Hammond, sobre os desafios e oportunidades da formulação de políticas públicas com base em dados e evidências. A programação incluiu ainda trocas de experiências com representantes do legislativo da Califórnia e do governo federal dos EUA.

A deputada Professora Goreth destacou a experiência exitosa do Governo do Amapá com a implementação das Salas de Planejamento e Práticas Pedagógicas. O projeto foi idealizado e lançado em 2020, durante sua gestão como secretária de Educação do estado, com o objetivo de criar espaços modernos e colaborativos voltados à formação continuada dos educadores. A deputada ressaltou que a iniciativa fortalece a prática pedagógica, promove a inovação no ambiente escolar e valoriza o trabalho docente.
“É fundamental que as decisões políticas estejam alinhadas com as melhores evidências disponíveis. Isso contribui para políticas educacionais mais eficazes e sustentáveis, principalmente na valorização dos profissionais da educação, que é uma das minhas principais bandeiras no Congresso”, destacou.
A agenda também contemplou discussões sobre o processo legislativo educacional, apresentações do Equidade.info – plataforma dedicada à produção de dados e análises para a educação – e workshops voltados ao planejamento e projeção de projetos de lei.

A missão é liderada pelo presidente da FPME, deputado Rafael Brito (MDB/AL), e conta ainda com a participação dos deputados Reginaldo Veras (PV/DF), Socorro Neri (PP/AC) e Luciene Cavalcante (Psol/SP).
Comments