- toncostajornalista
- 1 de nov. de 2024
- 2 min de leitura

Ascom Professora Goreth
A Comissão da Amazônia e dos Povos Originários e Tradicionais da Câmara dos Deputados aprovou nesta quinta-feira, 31, o parecer da deputada federal Professora Goreth (PDT-AP) ao Projeto de Lei nº 5.009/2023, que institui a “Rota Turística Meio do Mundo” no Amapá. De autoria da deputada Silvia Waiãpi, o projeto visa valorizar os atrativos naturais e culturais dos municípios de Macapá, Santana e Mazagão, promovendo o turismo sustentável e o desenvolvimento regional.
“A aprovação desta proposta é um marco para a valorização do nosso Estado. A Rota Turística Meio do Mundo tem um potencial enorme para gerar emprego e renda, além de destacar a rica diversidade cultural e natural do Amapá”, comentou a deputada Professora Goreth.
Clique aqui e tenha acesso ao PL nº 5.009/2023
O projeto prevê o apoio a programas oficiais de fortalecimento da regionalização do turismo e promete ser um passo importante para colocar o Amapá no mapa turístico mundial, gerando benefícios econômicos e culturais para a população local.
De acordo com o PL, as regiões turísticas do estado do Amapá estão organizadas em cinco áreas principais: a Região do Meio do Mundo, que abrange os municípios de Macapá, Santana e Mazagão; a Região do Cabo Orange, composta por Oiapoque e Calçoene; a Região Tucumaque e Cachoeiras, que inclui Pedra Branca do Amapari, Porto Grande, Ferreira Gomes e Serra do Navio; a Região Turística dos Lagos e Pororoca, que engloba Amapá, Pracuúba, Tartarugalzinho, Cutias do Araguari e Itaubal do Pripirim; e, por fim, a Região Turística do Vale do Jari, formada por Laranjal do Jari e Vitória do Jari.
“Queremos que o Brasil e o mundo conheçam o que temos de mais belo, do Rio Amazonas à nossa culinária inigualável”, finalizou Professora Goreth em seu parecer.
Comments